21/01/14

Os campeões de Inverno da NBA - Votação All-Star

Com a época a chegar a meio, a NBA Lusa olha para o estado da Liga e aproveita para entregar prémios, ver quem são os melhores, e mandar algumas previsões absurdas para o que falta do ano. Hoje, a votação All-Star.
_________________________________________________________________

Com as equipas titulares a serem anunciadas na Quinta-feira (a votação encerrou ontem), quem merece estar a representar as respectivas conferências no fim-de-semana All-Star da NBA? Como em tudo, há que perceber as regras do jogo antes de decidir, e segui-las.

Os plantéis para o jogo são decididos da seguinte forma: 5 titulares decididos por todos nós, e 7 a serem decididos pelos 30 treinadores da Liga. Nos 5 titulares, as posições são (quase) indiferentes: são votados dois ''guards'' (independemente de serem PG ou SG) e 3 ''froncourt players'', sendo que não importa que posição ocupem, entre SF, PF e C. Quanto aos 7 suplentes, os treinadores elegem 5 jogadores através deste mesmo processo, e por fim escolhem 2 ''wildcards'', que são dois jogadores que na sua opinião merecem ir ao All-Star, sem olharem para a posição que ocupam (tanto podem ser aqui escolhidos dois bases como dois postes).

Uma última nota para as lesões: toda a gente sabe que, quando as equipas forem anunciadas depois de amanhã, Kobe Bryant será eleito para participar no jogo como titular. A Liga não tem culpa disto, nem Kobe tem culpa de ser o jogador mais adorado no Mundo inteiro. O meu critério baseia-se exclusivamente na produção demonstrada nesta época, e por isso Kobe não tem lugar. Do mesmo modo, Chris Paul tem lugar de caras, apesar de se encontrar lesionado e em dúvida na data do ASG. Apesar disso, merece a minha nomeação por tudo o que fez até à data esta época. Vamos a eles.

Conferência Este

Titulares
G -
John Wall (WAS), Dwyane Wade (MIA)
F - Paul George (IND), LeBron James (MIA), Al Horford (ATL)

Suplentes
G - Kyle Lowry (TOR), Kyrie Irving (CLE)
F - Carmelo Anthony (NYK), Chris Bosh (MIA), Roy Hibbert (IND)
WC - Arron Afflalo (ORL), Joakim Noah (CHI)

Mesmo à espreita: Paul Millsap (ATL), Kemba Walker (CHA), Lance Stephenson (IND), Jeff Teague (ATL), Deron Williams (BKN)

Quanto aos bases, titularidade para Wade apesar de estar a reduzir o número de jogos (jogou 30 dos 40 até agora). Está com médias a roçar o 20/5/5 com 54% de campo, e isso chega perfeitamente para não estar confortável ao colocar alguém por cima dele. Kyle Lowry está a fazer uma época espectacular desde a saída de Gay, e se estivesse nesta forma desde o início do ano teria sido titular de certeza. A surpresa? ARRON FUCKING AFFLALO, o 6º melhor marcador da Conferência. Renascido das cinzas, o franchise player (!) dos Magic está a ter uma época extraordinária, e merece esta nomeação.
No que diz respeito ao 'frontcourt', uma decisão muito difícil: enquanto LBJ e Paul George são intocáveis, o que fazer com a última vaga? Carmelo, Bosh ou Hibbert seriam melhores opções que Horford? Penso que não. Já sabemos que irá falhar o jogo por se encontrar de fora o resto do ano, mas o que este homem fez até à sua lesão foi incrível: mais de 18p/8r por jogo, com 1 steal e 1.5 blocos, a lançar quase 57% de campo. Com Horford saudável, o conjunto de Atlanta seria sem grandes dificuldades o 3º classificado de Este, algo que não penso que um dos outros 3 jogadores fosse capaz de fazer com aquela equipa, especialmente tendo de desempenhar o papel de patrão da equipa tanto no ataque como na defesa, uma responsabilidade rara que não está ao alcance de todos.
Dada a ausência certa de Horford, o possível 'descanso' de Wade, e uma ou outra lesão que possa aparecer, deixo mais uns jogadores em linha para entrar no plantel. Millsap merece mesmo ir, dada a ausência confirmada do seu colega em Atlanta.

Conferência Oeste

Titulares
G - Chris Paul (LAC), Stephen Curry (GSW)
F - Kevin Durant (OKC), Kevin Love (MIN), LaMarcus Aldridge (POR)

Suplentes
G - Tony Parker (SAS), Damian Lillard (POR)
F - Blake Griffin (LAC), Dirk Nowitzki (DAL), Anthony Davis (NOP)
WC - James Harden (HOU), DeMarcus Cousins (SAC)

Mesmo à espreita: Serge Ibaka (OKC), Russell Westbrook (OKC), Mike Conley (MEM), Dwight Howard (HOU), Goran Dragic (PHO), David Lee (GSW), Ty Lawson (DEN), Tim Duncan (SAS), Nicolas Batum (POR), Wesley Mattews (POR), Eric Bledsoe (PHO)

Cum caraças, a quantidade de gente que teve que ficar de fora que eu queria pôr. A equipa titular nem me merece grande discussão, e os destaques vão para o regresso de Dirk após um ano de ausência, com uma grande época até agora, e Anthony Davis, o menino prodígio de New Orleans que está a provar ser um futuro franchise player e que, a jogar o All-Star em casa, irá ser seleccionado de certeza. Curioso o facto de na ausência de Kobe surgir apenas um SG nos seleccionados (e por muito pouco); James Harden podia, e devia estar a aproveitar melhor a ausência do 'Mamba' para se estabelecer como o melhor SG da actualidade, algo que não está a conseguir, claramente. Por falar nos Rockets, pobre Dwight. Depois de apregoar aos 7 ventos que um novo começo o aguardava em Houston, o resultado está à vista: é cada vez mais perceptível que o atleta único e demolidor que habitou em Orlando nunca chegou a viajar para o Oeste, e ver Dwight hoje em dia é confrangedor: enquanto antes ficava à espera de ver com quanta força a bola iria ser afundada, hoje fico à espera de ver se comete um turnover (só Chris Kaman perde a bola mais frequentemente face à quantidade de vezes que dispõe dela) ou se sofre falta, e rir-me com os free throws subsequentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A NBA Lusa pretende ser um espaço de discussão saudável entre os amantes da NBA. Pede-se a todos os leitores do blog que participem e comentem, mas de forma responsável e construtiva. A NBA Lusa reserva-se ao direito de eliminar comentários que considere impróprios ou com spam. Obrigado