06/11/12

Previsões para a Fase Regular

Um destes homens não é considerado candidato a MVP, de acordo com um adepto dos Lakers. Adivinha qual?

Com o início da época, muitas expectativas e interrogações surgem associadas a equipas e jogadores, e só no fim da Fase Regular, em Abril, podemos ter respostas a todas elas. A NBA Lusa, como não poderia deixar de ser, decidiu que esperar 6 meses não faz sentido nenhum e, num exercício perfeitamente irresponsável, vai projectar imediatamente quais as equipas apuradas para os playoffs e quais os jogadores (bem como treinador e executivo) que irão levar troféus para casa no fim da época.

Conferência Oeste
No Oeste, por alguma ordem, vou considerar as seguintes equipas como praticamente certas nos playoffs (salvo uma lesão grave ou alteração de estratégia da equipa): Oklahoma City Thunder, Denver Nuggets, Utah Jazz, Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers, San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, sobrando apenas 1 lugar. O meu palpite vai para os Portland Trailblazers, uma vez que candidatos que no papel seriam mais fortes (Dallas, Golden State e Minnesota) não oferecem as garantias físicas para lutarem pelo 8º lugar a época toda. A minha previsão para o Oeste:

1. San Antonio Spurs
2. Oklahoma City Thunder
3. Los Angeles Lakers
4. Denver Nuggets
5. Los Angeles Clippers
6. Utah Jazz
7. Memphis Grizzlies
8. Portland Trailblazers


Conferência Este
Segundo o mesmo raciocínio, as seguintes equipas de Este estarão em princípio a disputar o título a partir de Abril: Miami Heat, Boston Celtics, New York Knicks, Brooklyn Nets e Indiana Pacers. Para os restantes 3 lugares temos equipas que, seja por alguma alteração no plantel ou por uma lesão (presente ou futura) podem ter a sua campanha 2012/13 assombrada e o seu lugar nos playoffs em risco: Chicago Bulls (Rose), Hawks (sem Joe Johnson) e Philadelphia 76'ers (Andrew Bynum). Equipas como os Raptors ou os Bucks, com possibilidades de "agarrar" um lugar, não deverão superar nenhuma das 3 equipas citadas, mesmo apesar das dificuldades citadas. Assim:

1. Miami Heat
2. Boston Celtics
3. Indiana Pacers
4. Brooklyn Nets
5. New York Knicks
6. Philadelphia 76'ers
7. Chicago Bulls
8. Atlanta Hawks


Troféus Individuais

Most Valuable Player
Os candidatos: LeBron James (MIA), Kevin Durant (OKC) e Chris Paul (LAC).
Como fã dos Lakers, custa-me não pôr nesta lista Kobe Bryant, um eterno nome por estas andanças, mas a verdade é que mesmo que os Lakers obtenham um registo formidável (algo em que não acredito, este ano), o talento na equipa é tanto que o prémio não será atribuído a ninguém na equipa, à semelhança do que aconteceu em 2010/11 quando LeBron rumou a Miami e o troféu foi parar a Derrick Rose. 
Temos então LeBron, porque é o melhor jogador do mundo, Durant porque é o melhor marcador da liga há 3 anos e Chris Paul porque é a melhor resposta à clássica pergunta "Que equipa em toda a liga ficaria pior, tirando-lhe apenas um jogador?". O que é então preciso para KD ou CP3 roubarem o troféu a LBJ, o claro favorito outra vez? Se Durant ganhar o título de melhor marcador pela 4ª vez consecutiva (bastante provável, embora seja algo só conseguido por Chamberlain e Jordan, com 7 títulos consecutivos cada) e OKC acabar acima dos Lakers na Fase Regular, conseguirá puxar votos suficientes para si? E se Chris Paul conseguir levar os Clippers (uma equipa medíocre) ao Top-3 (difícil) no Oeste e liderar a liga em assistências e steals (possível), poderá ele reclamar o título? Se nada disto acontecer, então o mais provável é LeBron James levar o 4º título em 5 anos, algo que aconteceu... Nunca.
A escolha: Kevin Durant

Rookie of the Year
Os candidatos: Anthony Davis (NOH), Damian Lillard (POR) e Jonas Valanciunas (TOR).
Um troféu no qual Anthony Davis já tem uma mão. O rookie ex-Kentucky é um talento de tal forma transcendente (a chamada à selecção olímpica diz quase tudo) que não ganhar o troféu seria de facto surpreendente. Coloquei entre os candidatos Lillard e Valanciunas (draftado o ano passado mas elegível como rookie) por achar que serão os outros 2 estreantes com maior impacto nas respectivas equipas, e cujas mesmas não continuarão terríveis (como Bradley Beal nos Wizards ou Michael Kidd-Gilchrist nos Bobcats), algo importante para este prémio.
A escolha: Anthony Davis

Defensive Player of the Year
Os candidatos: LeBron James (MIA), Tyson Chandler (NYK), Dwight Howard (LAL).
Um troféu que é mais decidido por números do que devia: muitas vezes leva-o quem faz mais ressaltos e blocos (Howard, 2008-2011), às vezes ganha-o quem faz a sua equipa evoluir defensivamente (Chandler, 2012), e muito raramente o prémio é de facto atribuído ao melhor defensor homem-a-homem da Liga (Ron Artest, 2004). O meu palpite é que quem tem o poder de voto sobre estes prémios vai dar o MVP a Durant e, com a consciência semi-pesada, atribuirão o DPOY a LeBron James, ele que é provavelmente o melhor defensor da liga, diga-se de passagem; para além disto, Dwight Howard ainda terá no fim do ano a popularidade suficientemente afectada para que não seja eleito uma quarta vez (como LeBron, na atribuição do MVP de 2011). A última vez que este troféu não foi para um big man? Ron Artest, 2004.
A escolha: LeBron James

6º Homem do Ano
Os candidatos: Jason Terry (BOS), Ray Allen (MIA), JaVale McGee (DEN), Manu Ginobili (SAS).
Agora que James Harden foi para o Texas brincar aos titulares, este é um dos troféus mais em aberto da época. Nenhum destes quatro candidatos apanharia o mundo de surpresa se conquistasse o troféu, e por isso a previsão não é mais que um tiro no escuro. Vou apostar em Jason Terry: Ginobili está lesionado e terá os seus minutos bastante monitorizados; Ray Allen não deverá ter um papel assim tão preponderante em Miami ao ponto de arrecadar o troféu (a menos que Wade se lesione e faça disparar os seus minutos); e Javale McGee... é o JaVale McGee. O base ex-Mavs já tem muita experiência neste papel e ajudará Boston a conseguir muitas vitórias no 4º período, pelo que o meu palpite vai para o 'Jet'.
A escolha: Jason Terry

Most Improved Player
Os candidatos: Klay Thompson (GSW), Glen Davis (ORL), Darren Collison (DAL), Nikola Pekovic (MIN), Goran Dragic (PHO), Kyrie Irving (CLE).
Este é um título individual baseado em pura adivinhação, bastando olhar para o ano passado: quantos seguidores de NBA sabiam que havia um PF turco em Milwaukee chamado Ersan? Ou que em New York ia "rebentar" um asiático que já havia sido dispensado por Rockets e Warriors? Ou ainda que em Orlando estava um PF a jogar ao lado de Dwight Howard que iria liderar a liga em triplos? Falo-vos, claro, de Ersan Ilyasova, Jeremy Lin e Ryan Anderson, 3 candidatos do ano passado a este prémio, tendo a escolha recaído sobre Anderson.
O que sabemos sobre este troféu é que, na esmagadora maioria das vezes, é ganho por alguém jovem (entre a 2ª e 5ª épocas na Liga), e é logicamente atribuído a alguém que tenha dado um salto de produção. E é aqui que fica complicado: que tipo de salto? Alguém que, à semelhança dos 3 casos apresentados, surja literalmente "do nada" e torne a previsão impossível? Alguém que já seja um jogador produtivo, mas que, devido à atribuição de mais minutos, ganhe uma maior notoriedade (Klay Thompson, "Big Baby", Collison, Pekovic e Dragic enquadram-se neste lote)? Ou ainda alguém que já seja uma estrela em ascensão, mas que dê este ano o "salto" definitivo e se assuma como jogador de elite, como Kevin Love em 2011 (a situação, claro, de Kyrie Irving)? Pensar neste troféu dá-me dores de cabeça. Afinal de contas, Boris Diaw e Hedo Turkoglu já o ganharam, e eu já mudei a minha escolha 4379 vezes.
A escolha: Glen "Big Baby" Davis

Coach of the Year
Os candidatos: Gregg Popovich (SAS), Avery Johnson (BKN), Erik Spoelstra (MIA), Tyrone Corbin (UTA), Dwayne Casey (TOR)
Outro troféu que é uma verdadeira incógnita, bastando olhar para o seu historial: desde que Michael Jordan e os Bulls ganharam o seu primeiro título em 1991, os 3 melhores treinadores na NBA foram indiscutivelmente Phil Jackson, Jerry Sloan e Gregg Popovich. Passadas 22 épocas, quantos CotY dividem entre si? 3 (Popovich, 2002/03 e 2011/12, e Phil Jackson, 1995/96. Sloan nunca o ganhou). Três. É absurdo.
O que sabemos sobre este troféu: normalmente ou é atribuído a um treinador cuja equipa tenha feito um registo que não tenha dado hipótese à concorrência (só vejo esse cenário com Spoelstra e Popovich, em Este e Oeste, respectivamente), ou a um treinador cuja equipa tenha melhorado em relação ao ano passado (Johnson, Corbin ou Casey). Obviamente que Brooklyn irá melhorar, mas decidi incluir os treinadores dos Jazz e Raptors por achar que são duas equipas que, não fazendo "capas de jornal", são muito bem lideradas e irão fazer épocas acima das expectativas.
A escolha: Avery Johnson

Executive of the Year
Os candidatos: Danny Ainge (BOS), Pat Riley (MIA), Mitch Kupchak (LAL).
Icluí os dois primeiros candidatos por terem conseguido melhorar (e bem) as respectivas equipas com muito pouco orçamento disponível. A verdade é que este prémio, bem como a sua justiça, não são passíveis de discussão: Kupchak conseguiu juntar um PG duas vezes MVP e o melhor Center da actualidade (e 3 vezes DPOY) a uma equipa acima com a folha de salários acima do "cap", sem com isso perder os seus 2 jogadores mais importantes. Escrito até parece mentira, mas foi o que aconteceu. E enquanto que no plano desportivo nada está garantido para os Lakers, o seu GM pode começar a arranjar espaço na prateleira para este troféu.
A escolha: Mitch Kupchak


Quais as vossas previsões? Que equipas (e por que razão) chegarão aos playoffs? Que jogadores, treinador e executivo irão arrebatar os títulos individuais? Comente e participe!


Lucas Niven

2 comentários:

  1. Mesmo tendo os Lakers comecado mal a época tres jogos em 80 nao sao nada. Teem potencial para conseguir melhor classificacao do que Oklahoma!

    ResponderEliminar
  2. Vou aproveitar para deixar oficialmente as minhas previsões!
    West:
    1- SAS (esta é a equipa q funciona melhor na liga, toda a gente sabe o seu papel e tendo em conta que os outros candidatos, OKC e Lakers, estao meio tremidos...)
    2- OKC
    3- LAC
    4- LAL (ponho so em 4º pq esta equipa vai demorar a estar no seu melhor, principalmente com as duvidas à volta do nash e o facto de este sistema nao tirar o maximo proveito dele)
    5- MEM
    Para mim aqui é quando começa a lotaria...
    6- MIN (é a minha equipa por isso tenho de por numa posiçao altamente improvavel, mas acho q se aguentam ate o Love regressar, com ele sao mais do q equipa para playoff e dps com o Rubio ate os colocava mais acima na tabela!!)
    7- DEN
    8- DAL

    East:
    1- MIA (Acho q a equipa de Miami q se vai ver mais este ano é q aquela q jogou o 1º jogo contra os celtics, q controlou o jogo todo, foi mt superior e so deixou ficar mais renhido pq o lebron saiu no 4ºperiodo..)
    2- NYK (Gosto bastante do q se tem visto ate agr, principalmente pelo facto do Jason Kidd estar a jogar de inicio! no entanto é uma incognita o q vai acontecer qd o stoudemire voltar)
    3- BOS
    4- BRO
    5- IND
    6- CHI
    Lotaria..
    7- ATL
    8- MIL

    MVP - Eu juntava mais 1 nome à tua lista, Carmelo Anthony (mas aqui tb vamos ver se o stoudemire n vai estragar..), mas tb voto no Durant, ate pq parece q ressaltos sobem para mais de 10 este ano e assistencias tb aumentam, se voltar a ser melhor marcador da liga.. Nos ultimos anos fala se que o Lebron poderia repetir o feito do Oscar Robertson, mas secalhar n é absurdo pensar isso para o Durant!

    Rookie - Apesar estar tudo feito para o Davis, o meu voto vai para o Damian Lillard (tou a apostar numa epoca com 20/5/5) q deu recentemente o premio ao Tyreke Evans.

    Coach - Eventualmente se Chicago conseguir ficar alto na tabela, ate mm home court advantage (tou a sonhar 1 bcd aqui..) pode se incluir o Tom Thibodeau nessa lista.

    6º- Ray Allen, os minutos vao andar à volta dos 30 e no 4ºperiodo vai estar la smp, principalmente em jogos equilibrados.. Eventualmente há mais 2 para alem dos que incluiste com hipoteses, JJ Barea e Eric Bledsoe.

    E pronto agr ja n posso voltar atras com os palpites, ja ta definido!

    Santa

    ResponderEliminar

A NBA Lusa pretende ser um espaço de discussão saudável entre os amantes da NBA. Pede-se a todos os leitores do blog que participem e comentem, mas de forma responsável e construtiva. A NBA Lusa reserva-se ao direito de eliminar comentários que considere impróprios ou com spam. Obrigado